quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Recomendações do INCA para reduzir a mortalidade por câncer de mama no Brasil.


O Instituto Nacional de Câncer, INCA, lançou este mês, sete recomendações para reduzir a mortalidade por câncer de mama no Brasil. As recomendações destacam as prioridades de ação para o controle da doença, responsável por cerca de 11 mil mortes por ano no país. Segundo estimativas apresentadas pelo INCA, o país terá 500 mil novos casos de câncer por ano. Desses, 49.240 mil são relativos aos tumores de mama. De acordo com o Instituto, esta patologia é a que mais mata mulheres em todo o País. Destinado à população em geral e a profissionais e gestores do Sistema Único de Saúde, o documento, que relata as recomendações, faz parte das comemorações do Outubro Rosa, mês de mobilização mundial em torno do tema. As orientações não têm caráter de lei e a cada município ou Estado cabe a responsabilidade por sua aplicação.

O INCA recomenda que:


1. Toda mulher deve ter amplo acesso a informações com base científica e de fácil compreensão sobre o câncer de mama.

2. Toda mulher deve ficar alerta para os primeiros sinais e sintomas do câncer de mama e procurar avaliação médica.

3. Toda mulher com suspeita da doença, com nódulo palpável na mama e outras alterações suspeitas, deve ter o direito de receber diagnóstico no prazo máximo de 60 dias.

4. As mulheres entre 50 e 69 anos devem se submeter ao exame de mamografia a cada dois anos.

5. O exame de mamografia deve ser realizado em locais que têm certificado de qualidade. Todo serviço de mamografia deve participar de um programa de qualidade em mamografia. A qualificação obtida deve ser exibida em local visível às usuárias.

6. Toda mulher deve saber que o controle do peso corporal e da ingestão de álcool são formas de prevenir o câncer de mama, além da amamentação e da prática de atividades físicas.

7. A terapia de reposição hormonal, quando indicada na pós-menopausa, deve ser feita sob rigoroso acompanhamento médico, pois aumenta o risco de câncer de mama.


Fonte:

http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/inca/portal/home

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Acontece, este mês, por todo o mundo o Outubro Rosa.


O Outubro Rosa é um movimento nascido nos Estados Unidos e hoje comemorado no mundo inteiro. O nome da ação remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, de empresas, entidades, movimentos e o uso da internet (p.ex blogs). O movimento remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990.


O principal objetivo do movimento Outubro Rosa é chamar a atenção direta para a realidade atual do câncer de mama e para a importância do diagnóstico precoce da doença. A ação mundial, que colore as cidades com seu tom rosa, nas mais diversas nuances, monumentos e locais históricos mostra, de um modo feminino e bonito, a importância da luta contra o câncer que mais mata mulheres no mundo.


No Brasil, o Outubro Rosa é promovido pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Fenama).


A primeira iniciativa do Outubro Rosa no Brasil foi a iluminação em rosa do Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, no dia 2 de outubro de 2002. A idéia partiu de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama apoiadas pela empresa européia de cosméticos Estée Lauder. Mas o movimento ganhou força no país em outubro de 2008, quando diversas entidades relacionadas ao câncer de mama iluminaram de rosa monumentos e prédios em suas respectivas cidades. Aos poucos, o Brasil foi ficando iluminado em rosa em São Paulo-SP, Santos-SP, Rio de Janeiro-RJ, Porto Alegre-RS, Curitiba-PR, Brasília-DF, Salvador-BA, Teresina-PI, Poços de Caldas-MG e outras cidades. O Brasil é mundialmente conhecido pelo seu maior símbolo, a estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro-RJ. Este pela primeira vez ficou iluminado de rosa no Outubro Rosa. Pelo mundo a fora a iniciativa já envolveu a Torre de Pisa, na Itália; o Arco do Triunfo, em Paris, a Casa Branca, em Washington e até as Pirâmides do Egito.


Fontes:

http://www.pinkribbon.org/

http://www.femama.org.br/

Calendário oficial – outubro Rosa:

http://www.femama.org.br/novo/arquivos/0.735911001287436282.pdf