terça-feira, 21 de dezembro de 2010

CUIDANDO DA SEGURANÇA DAS CRIANÇAS E EVITANDO ACIDENTES – parte 1


Hábitos e atitudes que promovem um ambiente seguro e saudável para crianças entre 0 e 6 meses:

Quedas: proteja o berço e o cercado com grades altas com no máximo 6 cm entre elas; não deixe a criança sozinha em cima de qualquer móvel, nem por um segundo; não deixe a criança sob cuidados de outra criança.

Queimaduras: no banho, verifique a temperatura da água (ideal 37oC); não tome líquidos quentes enquanto estiver com a criança no colo; não fume dentro de casa, principalmente se a crianças estiver no colo.

Sufocação: nunca use talco; ajuste o lençol do colchão, cuidando para que o rosto do bebê não seja encoberto por lençóis, cobertores, almofadas ou travesseiros; utilize brinquedos grandes e inquebráveis.

Afogamento: nunca deixe a criança sozinha na banheira.

Medicamentos: nunca dê remédios que não tenham sido receitados para a criança.

Acidentes no trânsito: a criança deve ser transportada no bebê conforto (mesmo em pequenas distâncias!) – uma cadeira especial em forma de concha, levemente inclinada, que deve ser colocado no banco de trás, voltada para o vidro traseiro do automóvel.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

1º de dezembro: DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS


O dia 1 de dezembro foi escolhido como Dia Mundial de combate à AIDS, quando o mundo une forças para a conscientização sobre esta doença. Desde o final dos anos 80, o Dia Mundial de combate à AIDS vigora no calendário de milhares de pessoas em todo o mundo.

Existem cerca de 34 milhões de pessoas em todo o mundo com Aids. Desses, mais de 22,5 milhões dos soropositivos vivem na África. No ano passado, 2 milhões de pessoas morreram vítimas da doença. Porém, depois de décadas se alastrando, especialmente na África, há sinais de que a epidemia da Aids está diminuindo. De acordo com a UNAIDS (The United Nations Aids Agency), na última década, os novos infectados pelo vírus do HIV diminuíram em 20%. Em 1999, o número de novos infectados era de 3,1 milhões, contra 2,6 milhões em 2009. Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil, cerca de 600 mil pessoas tiveram o diagnóstico de HIV desde 1980. No ano de 2009 ocorreram 38538 casos novos.

A AIDS por faixa etária:

- Menores de 5 anos: Ocorreu diminuição da incidência em 44,4% (1999 vs 2009); Em vários estados do país há incidência menor que 1 caso para cada 100 mil habitantes.

- 13 aos 19 anos: Entre as mulheres há mais casos (8 casos em meninos para cada 10 casos em meninas); No sexo masculino, a maior proporção está entre os jovens gays (26,8% homossexuais e 10,2% bissexuais).

- 30 a 49 anos: faixa etária de maior incidência de AIDS (ambos sexos).

Como parte da estratégia para reduzir novas infecções, a campanha do Dia Mundial de Luta contra a Aids deste ano é voltada para meninos e meninas de 15 a 24 anos. Com o slogan “A aids não tem preconceito. Você também não deve ter”, a ideia é despertar o jovem para a proximidade da doença com o mundo dele. Muitos acreditam que uma pessoa com boa aparência (aspecto saudável, limpo) está livre de doenças sexualmente transmissíveis, o que não é verdade. A Aids não tem cara!

As peças mostram pessoas vivendo com HIV ao lado de outras que não têm o vírus. A mensagem deixa claro que um soropositivo é como qualquer outra pessoa; por isso, a decisão de usar camisinha não pode ser baseada na aparência do parceiro. A campanha também traz a reflexão sobre o preconceito.

USE CAMISINHA!!!

Fontes: Programa Nacional de DST e Aids do Ministério da Saúde