domingo, 9 de outubro de 2011

Outubro Rosa 2011














O outubro de 2011 será marcado por diversas ações promovidas pela FEMAMA (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama) e suas associadas para dar visibilidade às iniciativas de enfrentamento do câncer de mama e promover a consciência sobre a importância do diagnóstico precoce. Além da iluminação de prédios e monumentos em várias cidades brasileiras, também acontecerão shows, palestras, oficinas, pintura de muros, caminhadas e exposições.




O Outubro Rosa é um movimento mundial, nascido em 1997 na Califórnia (EUA). Tradicionalmente tem sido marcado pela iluminação em rosa de prédios e monumentos; pela pintura de muros, calçadas, bancos de praças; pela mudança de cor dos ambientes de sites de empresas e organizações em geral; e outras ações que a criatividade possa alimentar. Mundialmente, a campanha já iluminou a Torre de Pisa, na Itália; o Arco do Triunfo, em Paris; a Casa Branca, em Washington; e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro; entre inúmeros outros prédios e monumentos.




Em 2008, o Brasil aderiu à campanha e, com realização da FEMAMA, foram iluminados o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, a Pinacoteca, em São Paulo, a Ópera de Arame, no Paraná, o memorial Juscelino Kubitschek, em Brasília e o Palácio Piratini e a torre da Usina do Gasômetro no Rio Grande do Sul.





Para aderir ao movimento, basta dispor-se a promover ações que marquem o mês de outubro como o mês da luta contra o câncer de mama, como por exemplo, pintura de muros, calçadas e meio fio, adaptação de sites institucionais com inserção de banner do Outubro Rosa ou disponibilização de oficinas sobre autocuidado. São ações que variam de acordo com os recursos disponíveis, seja um órgão governamental, uma empresa, uma organização social, uma escola ou uma família.





O Outubro Rosa prevê diversas atividades ao longo de todo mês, em várias cidades do país, onde destaca-se a iluminação de prédios e monumentos históricos na cor rosa. A Femama, com apoio da Clinique, iluminará o Cristo Redentor, na capital fluminense, na noite do dia 4 de outubro. Também ganharão a iluminação pink o Santuário Nossa Senhora da Penha, no Rio de Janeiro, e o Palácio do Congresso Nacional, em Brasília.






Em Curitiba, por exemplo, já possível conferir alguns locais que aderiram o movimento do Outubro Rosa. Ao invés da tradicional iluminação branca, o Shopping Curitiba instalou canhões de luz na cor rosa. O hotel Crowne Plaza e o bar Peggy Sue também ganharam iluminação da cor da campanha.




Para saber mais e como participar escreva para a FEMANA - comunicacao@femama.org.br




Fonte: www.femama.org.br

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Nova campanha nos EUA quer evitar um milhão de casos de Infartos e derrames até 2017.



O Departamento de Saúde e Recursos Humanos dos Estados Unidos (US Department of Health and Human Services) lançou uma campanha conhecida como The Million Hearts initiative, com o objetivo de prevenir um milhão de infartos do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais nos próximos 5 anos.


A iniciativa se concentrará em cinco áreas:


1. A prevenção clínica será fortalecida com a chamada abordagem ABCS (sigla inglesa para aspirina, pressão arterial, colesterol e tabagismo).


Nos dias atuais, apenas 47% das pessoas nos EUA com risco aumentado para desenvolver doença cardíaca estão usando aspirina para a prevenção destas condições. Apenas 46% dos hipertensos controlam adequadamente seus níveis pressóricos; 33% das pessoas com colesterol elevado fazem controle adequado da sua hiperlipidemia e apenas 23% daqueles que estão tentando parar de fumar obtêm ajuda para fazê-lo.


2. Uso de tecnologia da informação em saúde para melhorar a gestão de fatores de risco e cuidados preventivos.


3. Melhor aproveitamento da equipe de cuidados com a saúde incluindo aliados, como os farmacêuticos, na educação dos pacientes e na avaliação de fatores de risco.


4. Campanha renovada e revigorada antitabagismo desencorajando a iniciação deste hábito prejudicial, facilitando o abandono ao vício.


5. Iniciativas focadas em estratégias de prevenção para a comunidade, como o enfoque na diminuição da ingestão de sódio e na eliminação de gorduras trans artificiais nos alimentos.


Cada um desses fatores de risco e estratégias de prevenção tem um alvo claro para 2017. Por exemplo, o alvo de diminuição médio na ingestão de sódio é uma redução de 20% a partir de um nível basal de 3,5 g/dia.


A doença cardiovascular ainda é a principal causa de morte nos EUA, com mais de 800 mil mortes por ano e com custos globais anuais de 444 bilhões de dólares. Quase metade dos adultos americanos tem um fator de risco importante para as doenças cardiovasculares.


A iniciativa conhecida como The Million Hearts não é baseada em “mágica” contra a doença cardíaca ou o derrame. Todas as estratégias de prevenção de fatores de risco são conhecidas por terem funcionado por algum tempo. O que esta nova e bem-vinda iniciativa faz, no entanto, é definir uma meta clara, que fará com que o sistema de saúde dos EUA seja responsável pela consistente prevenção das doenças cardíacas.


Fonte: The Lancet, 2011


Adaptado de www.news.med.br - 2011