segunda-feira, 5 de março de 2012

Dor nas costas e pós-parto




A coluna está fragilizada com o peso da barriga ao longo de toda a gravidez e o abdome está flácido após o parto; carregar os recém-nascidos e bebês pode sobrecarregar ainda mais a musculatura das costas, dos braços e da coluna das mães no pós-parto. Por este motivo, a Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos (American Academy of Orthopaedic Surgeons) ofereceu algumas sugestões para ajudar essas mulheres a evitar este tipo de complicação.


- Procure iniciar a prática de exercícios leves, mesmo que em períodos de 15 minutos, após 8 semanas do nascimento do seu filho(para partos normais) e após 12 semanas (para cesarianas). Vá aumentando gradativamente o tempo dos exercícios e o esforço físico. Atividades em água como hidroginástica e natação são uma boa opção.


- Faça um esforço para retornar ao peso que você tinha antes da gravidez a partir de seis semanas após o parto. Alimente-se de maneira saudável incluindo frutas, verduras, legumes e muito líquido na sua dieta. Isto também ajudará na produção de leite.


- Quando pegar o seu bebê no colo, não gire o seu corpo para apanhá-lo. Aproxime-se do bebê, dobre os joelhos, abaixe e levante-o próximo ao seu corpo, colocando o peso nas suas pernas. Firme o abdome para ajudar a não sobrecarregar sua coluna.


- Use um acessório como um "Canguru Baby Bag" ou um "Carregador De Bebê Sling" para segurar o bebê, mas use-o na frente do seu corpo. Nunca coloque este acessório nas suas costas, próximo ao quadril.


- Amamente o seu bebê sentada em uma cadeira. Não curve os seus ombros para ir até o bebê. Segure-o próximo ao seu corpo, apoiando o braço em almofadas ou travesseiros, e leve o bebê até o seio. Existem algumas almofadas próprias para a amamentação. Mas você pode usar qualquer uma que tenha em casa. O importante é não ficar "curvada" durante a amamentação e evitar ficar com a musculatura contraída.


- Quando colocar o bebê em um assento do carro, primeiramente sente-se no banco do carro, perto da cadeirinha, com o bebê no colo ou dobre o joelho apoiando-o no banco do carro ao invés de tirar o bebê do seu colo enquanto você ainda está de pé do lado de fora.


Adaptado de http://www.abc.med.br/