quinta-feira, 1 de julho de 2010

REGRAS PARA O TRANSPORTE DE CRIANÇAS EM AUTOMÓVEIS: FAÇA LEGAL, FAÇA CERTO.


A maneira como seu filho é transportado no carro pode ser tão importante quanto fatores como velocidade do veículo e condições da estrada. Acidentes de trânsito são a causa líder de mortes por acidentes entre crianças de 0 a 14 anos.

A melhor proteção para as crianças no carro é o uso de cadeiras e assentos de segurança. O cinto de segurança é projetado para pessoa com no mínimo 1,45m de altura e por isso não protege as crianças dos traumas de um acidente.

Nunca saia de carro com crianças sem estes sistemas de retenção, mesmo que seja para ir até a esquina. Muitas colisões acontecem perto de casa. A maioria também ocorre em ruas com baixos limites de velocidade, por isso é importante usar a cadeira mesmo em pequenas distâncias.

Entretanto, não basta apenas comprar um desses artigos para garantir a segurança do seu filho. É importante usar cadeiras certificadas que sejam apropriadas ao tamanho e ao peso da criança e que se adaptem devidamente ao seu veículo. É importante instalá-la de acordo com as instruções do manual, pois a maioria das cadeiras e assentos de segurança é instalada de forma incorreta.

A Resolução 277 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) regulamentou o transporte de crianças de até dez anos de idade em veículos. Segundo a norma, publicada em maio de 2008, crianças de até sete anos e meio devem ser transportadas obrigatoriamente no banco traseiro e em dispositivos de retenção. Em 2010, mais precisamente em 9 de junho, deveriam ter sido iniciadas as ações de fiscalização por parte dos órgãos de trânsito, porém devido a falta do produto no mercado a fiscalização tem como data marcada o dia 1º de setembro de 2010.

Certifique-se de que o dispositivo de retenção possua o selo do Inmetro, pois esta é a garantia de que o produto está preparado para resistir a um acidente. Deverá estar dentro do prazo de validade e intacto. A instalação deverá seguir rigorosamente as orientações do fabricante do produto e do seu carro.

Esteja atento ao selo de certificação de Padrões de Segurança Brasileiro (selo do Inmetro), Europeu ou Americano. O Brasil possui a NBR 14400, norma obrigatória que estabelece os requisitos de segurança de dispositivos de retenção para criança em veículos (cadeira e assento de segurança). Todos esses dispositivos vendidos em território nacional a partir de 01/10/2008 devem conter o selo do Inmetro.

Uma cadeira de segurança somente recebe o selo de certificação após passar pelos testes que garantem sua eficácia no caso de colisão: Teste estático (a cadeira é verificada quanto à resistência dos cintos, das fivelas, toxidade dos materiais usados, etc); Teste dinâmico (“car crash” - a cadeira é instalada dentro de um carro que colidirá contra um muro a 50 km/h).

Estudos americanos mostram que cadeiras de segurança para crianças, quando instaladas e usadas corretamente, diminuem os riscos de morte em até 71% em caso de acidente.

Os erros mais comuns são:
· Usar uma cadeira inapropriada para a idade e o tamanho da criança;
· Colocar uma criança menor de 1 ano de idade ou com menos de 9 kg em uma cadeira de segurança de frente para o movimento;
· Não instalar a cadeira bem presa ao banco do carro, e não colocar a criança corretamente na cadeira de segurança.

Maneira correta de transportar crianças(foto):

Até 1 ano de vida: a criança deverá ser transportada no banco traseiro, no sentido contrário do motorista (visão da criança será o vidro traseiro do automóvel) e em um bebê-conforto.

De 1 a 4 anos: a criança deverá ser transportada no traseiro, no mesmo sentido do motorista (visão da criança será a mesma do motorista) e em uma cadeirinha.

De 4 a 7 anos: a criança deverá ser transportada no traseiro, no mesmo sentido do motorista (visão da criança será a mesma do motorista) e em um assento de elevação (conhecido como booster).

De 7 a 10 anos: criança deverá ser transportada no traseiro e utilizando o cinto de segurança de 3 pontos.

Fonte: http://www.criancasegura.org.br/ e www.eusoulegalnotransito.com.br

Um comentário:

  1. Parabéns pela postagem!

    Fica aqui nosso convite para que vocês participem das redes sociais da ONG Criança Segura.
    www.crianca-segura.ning.com
    www.twitter.com/criancasegura

    Allan Albuquerque
    Criança Segura Safe Kids Brasil
    allan@criancasegura.org.br

    ResponderExcluir