quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Recomendações do INCA para reduzir a mortalidade por câncer de mama no Brasil.


O Instituto Nacional de Câncer, INCA, lançou este mês, sete recomendações para reduzir a mortalidade por câncer de mama no Brasil. As recomendações destacam as prioridades de ação para o controle da doença, responsável por cerca de 11 mil mortes por ano no país. Segundo estimativas apresentadas pelo INCA, o país terá 500 mil novos casos de câncer por ano. Desses, 49.240 mil são relativos aos tumores de mama. De acordo com o Instituto, esta patologia é a que mais mata mulheres em todo o País. Destinado à população em geral e a profissionais e gestores do Sistema Único de Saúde, o documento, que relata as recomendações, faz parte das comemorações do Outubro Rosa, mês de mobilização mundial em torno do tema. As orientações não têm caráter de lei e a cada município ou Estado cabe a responsabilidade por sua aplicação.

O INCA recomenda que:


1. Toda mulher deve ter amplo acesso a informações com base científica e de fácil compreensão sobre o câncer de mama.

2. Toda mulher deve ficar alerta para os primeiros sinais e sintomas do câncer de mama e procurar avaliação médica.

3. Toda mulher com suspeita da doença, com nódulo palpável na mama e outras alterações suspeitas, deve ter o direito de receber diagnóstico no prazo máximo de 60 dias.

4. As mulheres entre 50 e 69 anos devem se submeter ao exame de mamografia a cada dois anos.

5. O exame de mamografia deve ser realizado em locais que têm certificado de qualidade. Todo serviço de mamografia deve participar de um programa de qualidade em mamografia. A qualificação obtida deve ser exibida em local visível às usuárias.

6. Toda mulher deve saber que o controle do peso corporal e da ingestão de álcool são formas de prevenir o câncer de mama, além da amamentação e da prática de atividades físicas.

7. A terapia de reposição hormonal, quando indicada na pós-menopausa, deve ser feita sob rigoroso acompanhamento médico, pois aumenta o risco de câncer de mama.


Fonte:

http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/inca/portal/home

Nenhum comentário:

Postar um comentário