sexta-feira, 30 de julho de 2010

Brincadeiras que estimulam o cérebro do seu filho – Parte 3


Dos 6 aos 9 meses

Cante suas músicas para seu filho. Depois recite as mesmas palavras de formas diferentes: sussurrando, com voz suave, alto e em falsete. Crianças constantemente estimuladas por palavras quase sempre são fluentes aos três anos de idade.

Os bebês gostam de comer com as mãos, pois assim experimentam uma sensação intensa de poder e controle. Coloque algumas ervilhas e pedaços de cenoura cozidos na mesa em frente ao seu filho e mostre como colocá-los na boca com as mãos.

Acene com os pés e as mãos de seu bebê para pessoas e animais de estimação. Isso reforça os laços afetivos com o seu bebê.

Coloque algumas esponjas na água do banho e esprema para que a água escorra por suas mãos, braços, cabeça e outras partes do corpo. Mostre ao seu filho como apertá-la para que a água escorra. Ajuda no desenvolvimento da coordenação motora de músculos pequenos.

Brinque todos os dias com os livros junto com o seu filho. Escolha aqueles com frases curtas e ilustrações simples. Deixe que o bebê segure e passe as páginas. Apenas cite o nome das ilustrações. A história vem depois.

Empilhe almofadas no chão e deixe que seu filho se divirta com elas. Ajuda a desenvolver a coordenação de músculos grandes. Faça isso sempre com a supervisão de um adulto.


Fonte: www.abc.med.br

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Brincadeiras que estimulam o cérebro do seu filho – Parte 2


Dos 3 aos 6 meses


Pegue vários brinquedos coloridos e, um de cada vez, mova-os lentamente para a frente e para trás diante de seu bebê para estimular sua visão.

Pegue as mãos do seu bebê e bata palminhas delicadamente em frente ao seu rosto. Ao fazer isso cante uma música: "bate palminha, bate, ..."

Usando o indicador e o dedo médio, dê batidinhas bem delicadas em diferentes partes do corpo do seu bebê. Ao dar a batidinha, diga o nome daquela parte do corpo.

Pense em todos os lugares para os quais é bom olhar. Mostre-os para seu bebê: janelas próximas a árvores, pássaros voando, carros andando na rua, pessoas caminhando, etc.

Para incentivar o domínio da linguagem, grave os sons de seu bebê e coloque para ele escutar. Se ele gostar de ouvir os sons gravados, tente fazer o mesmo com sons da natureza: pássaros, cachoeira, ondas do mar, etc.

Chutar desenvolve a coordenação motora e os bebês adoram. Use sapatinhos de bebês com fitas coloridas. Eles adoram olhar para elas enquanto chutam. Balance um chocalho ou um sininho diante dos seus pezinhos e mostre-lhe como chutar o chocalho e o sininho.

Fonte: http://www.abc.med.br/

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Brincadeiras que estimulam o cérebro do seu filho – Parte 1


Para estimular adequadamente o seu filho, sugerimos algumas brincadeiras para o primeiro ano de vida. É importante sabermos que o aprendizado ocorre durante todo o ciclo de vida e cada momento deve ser aproveitado com carinho e dedicação.



Nossa primeira postagem se refere ao período do nascimento até os 3 meses de vida.


Se você passou a mão na barriga e conversou com seu bebê durante a gestação, ele vai conhecer a sua voz após o nascimento. Quando seu bebê estiver deitado de costas, vá até um dos lados do berço e chame-o pelo nome. Continue dizendo seu nome até que ele mova os olhos ou a cabeça na direção da voz. Depois vá até o outro lado do berço e diga seu nome outra vez.


Massageie delicadamente o bebê enquanto sorri, olhe-o nos olhos e chame-o pelo nome. Você pode usar um óleo apropriado para a pele do bebê para tornar essa massagem mais agradável.


Pegue o bebê no colo e balance-o dizendo as palavras: "Tetéia, gracinha, amo você". Ao dizer a palavra "você", beije uma parte do seu corpo - cabeça, nariz, dedos dos pés. Essa brincadeira promove a ligação mãe e filho. Quanto mais um bebê é abraçado, aconchegado e pego no colo, tanto mais seguro e independente será no futuro.


Coloque música instrumental suave ou canções de ninar para o seu bebê. Principalmente aquelas que você escutou a partir da 35° semana de gestação. Músicas com melodias que se repetem acalmam a criança porque é o tipo de som que ela escutava dentro do útero1.


Os bebês2 gostam de olhar para rostos. Faça diferentes expressões faciais e sons para desenvolver a visão e a audição de seu filho. Cante uma música e faça movimentos exagerados com a boca. Ponha a língua para fora, faça sons com os lábios.


Procure esfregar os braços de seu bebê em texturas diferentes como cetim, lã, tecidos felpudos, malha. Isso aumenta a consciência de si e do mundo.


Coloque móbiles preto e branco pendurados no berço do seu filho. Mais tarde substitua-os por móbiles coloridos.


Cante para o seu filho enquanto tiver trocando suas fraldas, sorria enquanto estiver cantando. É uma maneira delicada e aumenta a ligação entre vocês.


Fonte: http://www.abc.med.br/

terça-feira, 6 de julho de 2010

TESTE DO PEZINHO - Seu filho vai agradecer por você pegar tanto no pé dele.


O teste do pezinho é obrigatório e gratuito. Ele diagnostica doenças congênitas e é peça fundamental no desenvolvimento de qualquer criança.

Por que deve ser feito o TESTE DO PEZINHO?

O programa de triagem neonatal do Paraná (FEPE) realiza a pesquisa preventiva de 5 doenças congênitas:

Fenilcetonúria: Distúrbio genético no qual um dos aminoácidos presentes no leite pode prejudicar a saúde do bebê causando retardo mental grave;

Hipotireoidismo Congênito: A falta do hormônio produzido na glândula tireóide causa deficiência mental e retardo de crescimento;

Fibrose Cística: Doença genética que causa problemas respiratórios e gastrointestinais crônicos;

Anemia Falciforme e outras hemoglobinopatias: Hemoglobinopatias são doenças causadas por anormalidades na estrutura molecular ou na produção da hemoglobina "S". Crianças com hemoglobina anormal são altamente suscetíveis à anemia e infecções;

Deficiência de Biotinidase: A carência da biotina pode levar a convulsões, falta de equilíbrio, hipotonia, lesões na pele, perda de audição, retardo no desenvolvimento e acidose metabólica.

Quanto mais cedo estas doenças forem diagnosticadas e tratadas, menores serão as chances de o bebê desenvolvê-las.

Quando deve ser feito o TESTE DO PEZINHO?

O teste deve ser feito quando o bebê completa 48 horas de vida ou no momento da alta hospitalar, nesse caso, independentemente do tempo de vida da criança.

Como é o exame?

É muito simples. Só é preciso coletar algumas gotas de sangue do pé do bebê. Para isso uma pequena punção é feita no calcanhar. As gotas são coletadas por um profissional habilitado e aplicadas em um papel filtro especial. O resultado do teste pode ser retirado no mesmo local onde foi realizado a coleta ou pela internet (www.fepe.org.br)

É bom pegar no pé do seu filho desde pequeno. Só assim você garantirá um futuro saudável para ele.

Fonte: www.fepe.org.br

quinta-feira, 1 de julho de 2010

REGRAS PARA O TRANSPORTE DE CRIANÇAS EM AUTOMÓVEIS: FAÇA LEGAL, FAÇA CERTO.


A maneira como seu filho é transportado no carro pode ser tão importante quanto fatores como velocidade do veículo e condições da estrada. Acidentes de trânsito são a causa líder de mortes por acidentes entre crianças de 0 a 14 anos.

A melhor proteção para as crianças no carro é o uso de cadeiras e assentos de segurança. O cinto de segurança é projetado para pessoa com no mínimo 1,45m de altura e por isso não protege as crianças dos traumas de um acidente.

Nunca saia de carro com crianças sem estes sistemas de retenção, mesmo que seja para ir até a esquina. Muitas colisões acontecem perto de casa. A maioria também ocorre em ruas com baixos limites de velocidade, por isso é importante usar a cadeira mesmo em pequenas distâncias.

Entretanto, não basta apenas comprar um desses artigos para garantir a segurança do seu filho. É importante usar cadeiras certificadas que sejam apropriadas ao tamanho e ao peso da criança e que se adaptem devidamente ao seu veículo. É importante instalá-la de acordo com as instruções do manual, pois a maioria das cadeiras e assentos de segurança é instalada de forma incorreta.

A Resolução 277 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) regulamentou o transporte de crianças de até dez anos de idade em veículos. Segundo a norma, publicada em maio de 2008, crianças de até sete anos e meio devem ser transportadas obrigatoriamente no banco traseiro e em dispositivos de retenção. Em 2010, mais precisamente em 9 de junho, deveriam ter sido iniciadas as ações de fiscalização por parte dos órgãos de trânsito, porém devido a falta do produto no mercado a fiscalização tem como data marcada o dia 1º de setembro de 2010.

Certifique-se de que o dispositivo de retenção possua o selo do Inmetro, pois esta é a garantia de que o produto está preparado para resistir a um acidente. Deverá estar dentro do prazo de validade e intacto. A instalação deverá seguir rigorosamente as orientações do fabricante do produto e do seu carro.

Esteja atento ao selo de certificação de Padrões de Segurança Brasileiro (selo do Inmetro), Europeu ou Americano. O Brasil possui a NBR 14400, norma obrigatória que estabelece os requisitos de segurança de dispositivos de retenção para criança em veículos (cadeira e assento de segurança). Todos esses dispositivos vendidos em território nacional a partir de 01/10/2008 devem conter o selo do Inmetro.

Uma cadeira de segurança somente recebe o selo de certificação após passar pelos testes que garantem sua eficácia no caso de colisão: Teste estático (a cadeira é verificada quanto à resistência dos cintos, das fivelas, toxidade dos materiais usados, etc); Teste dinâmico (“car crash” - a cadeira é instalada dentro de um carro que colidirá contra um muro a 50 km/h).

Estudos americanos mostram que cadeiras de segurança para crianças, quando instaladas e usadas corretamente, diminuem os riscos de morte em até 71% em caso de acidente.

Os erros mais comuns são:
· Usar uma cadeira inapropriada para a idade e o tamanho da criança;
· Colocar uma criança menor de 1 ano de idade ou com menos de 9 kg em uma cadeira de segurança de frente para o movimento;
· Não instalar a cadeira bem presa ao banco do carro, e não colocar a criança corretamente na cadeira de segurança.

Maneira correta de transportar crianças(foto):

Até 1 ano de vida: a criança deverá ser transportada no banco traseiro, no sentido contrário do motorista (visão da criança será o vidro traseiro do automóvel) e em um bebê-conforto.

De 1 a 4 anos: a criança deverá ser transportada no traseiro, no mesmo sentido do motorista (visão da criança será a mesma do motorista) e em uma cadeirinha.

De 4 a 7 anos: a criança deverá ser transportada no traseiro, no mesmo sentido do motorista (visão da criança será a mesma do motorista) e em um assento de elevação (conhecido como booster).

De 7 a 10 anos: criança deverá ser transportada no traseiro e utilizando o cinto de segurança de 3 pontos.

Fonte: http://www.criancasegura.org.br/ e www.eusoulegalnotransito.com.br