terça-feira, 28 de julho de 2009

Câncer de pênis provoca mil amputações por ano no Brasil


Não é só o câncer de próstata que atormenta a saúde do homem. O câncer de pênis, um tumor com maior incidência em indivíduos a partir dos 50 anos de idade, está relacionado às baixas condições sócio-econômicas e de instrução, à má higiene íntima e a indivíduos não circuncidados.

No Brasil, o tumor representa 2% de todos os casos de câncer no homem, sendo mais frequente nas regiões Norte e Nordeste do que nas regiões Sul e Sudeste. Nas regiões de maior incidência, o câncer de pênis supera os casos de câncer de próstata e de bexiga.

A Sociedade Brasileira de Urologia informa que cerca de mil brasileiros têm o pênis amputado a cada ano por causa da doença. Mas, apesar de grave, é um dos cânceres mais evitáveis, bastando cuidados de higiene local. Se for diagnosticada no início, a lesão pode ser removida sem sequelas. Em casos avançados, a doença pode levar, inclusive, à amputação das pernas.

Os primeiros sinais são pequenas feridas que demoram muito para cicatrizar. È indicado que toda lesão no pênis que não sara no prazo de 15 dias deva ser vista por um médico. Na fase inicial, o tratamento é muito simples, bastando retirar a lesão e o paciente estará curado.

O HPV é outro fator predisponente. É um vírus transmitido nas relações sexuais. Por isso é importante também estar atento à presença do HPV, que muitas vezes se manifesta como uma pequena verruga. Está é contagiosa e provoca outro tipo de câncer nas mulheres, o de colo de útero.

Para prevenir o câncer de pênis é necessário limpeza diária com água e sabão, principalmente após as relações sexuais e a masturbação. É fundamental ensinar às crianças desde cedo os hábitos de higiene íntima, que devem ser praticados todos os dias.

Fonte: INCA / Sociedade Brasileira de Urologia / SIS saude

Nenhum comentário:

Postar um comentário