quarta-feira, 15 de julho de 2009

Pastoral da Criança: Campanha Dormir de barriga para cima é mais seguro


O objetivo dessa campanha é alertar a sociedade sobre a posição mais segura para os bebês dormirem. O simples fato de colocar o bebê para dormir de barriga para cima pode reduzir em mais de 70% o risco de morte súbita, como revelam os pesquisadores do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e bem como, campanhas recentes divulgadas nos Estados Unidos e na Inglaterra.

O Ministério da Saúde, a Sociedade Brasileira de Pediatria, o Unicef, Criança Esperança e outros organismos participam dessa importante campanha.

Segundo o Dr. Cesar Victora, doutor em Epidemiologia pela London School of Hygiene and Tropical Medicine e pesquisador da UFPel e coordenador do Comitê de Mortalidade infantil da cidade de Pelotas desde o ano de 2006, ao dormir com a barriga para baixo o bebê respira um ar viciado, ou seja, o ar que ele próprio expira. "Uma criança maior ou um adulto acordariam ou trocariam de posição para evitar o sufocamento, mas em alguns bebês, a parte do cérebro que controla este reflexo ainda não está desenvolvida, provocando assim, a morte por asfixia", afirma Victora. Os riscos de dormir de lado são semelhantes a dormir de barriga para baixo. Essa posição é instável e muitos bebês rolam e ficam de barriga para baixo.

A preocupação dos pais de que ao dormir de barriga para cima o bebê vai aspirar o vômito e se afogar não passa de uma crença popular incorreta. Se uma criança está deitada de barriga para cima e se afoga, sua tendência, por instinto, é tossir e com isso chamar a atenção dos pais. Victora é enfático em responder a quem usa o argumento de que a criança, dormindo de barriga para cima, pode vomitar e se afogar com o próprio vômito: "é melhor engasgar do que morrer". Se estiver em outra posição, essa reação pode não acontecer e a morte se dá de forma "silenciosa".

Os Estados Unidos e a Inglaterra já realizaram importantes campanhas orientando a posição segura para o bebê dormir. No ano 1992, a Academia Americana de Pediatria, em conjunto com a campanha educacional conhecida como "Back to Sleep" ("de costas para dormir") já recomendavam colocar as crianças para dormir com a barriga para cima. Esta estratégia conseguiu reduzir a incidência de morte súbita em 40%. Na Inglaterra, a campanha desenvolvida em 1991 conseguiu reduzir o número de óbitos por morte súbita infantil em 75%.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa da Pastoral da Criança
End: Rua Jacarezinho, 1961 - Ctba (PR) - CEP: 80.810-900(41) 2105-0239/2105-0244/2105-0225
Fonte: www.cnbbne2.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário