quarta-feira, 15 de julho de 2009

Problema mundial: Influenza A (H1N1)


É uma doença respiratória que atinge porcos causada pelo vírus influenza tipo A. Este tem diversas variantes. As mais conhecidas são a H1N1, a H2N2 e a H3N2. O surto que enfrentamos na atualidade, teve seu primeiro caso registrado na América do Norte e foi provocado por uma versão mutante do vírus H1N1 capaz de infectar seres humanos e se disseminar de pessoa para pessoa.

Os sintomas da doença em humanos são muito parecidos aos encontrados nas gripes comuns. Esses sintomas incluem febre alta, tosse, garganta inflamada, dores pelo corpo, calafrios e cansaço.

Para se proteger é importante evitar contato com pessoas que possam estar doentes e que apresentem febre e tosse. Medidas simples podem diminuir as chances de contaminação. Cobrir a boca e o nariz quando houver tosse ou espirro, usar para isso um lenço de papel quando possível e imediatamente jogando-o fora. Lavar as mãos com água e sabão frequentemente, vai evitar que o vírus se propague. Limpar as maçanetas de portas com produtos normais de limpeza também é recomendado. Ao cuidar de uma pessoa gripada ou em lugar de grande concentração de pessoas (p. ex. emergências de hospitais) utilizar máscara cobrindo o nariz e a boca diminui o risco de transmissão.

Quando ocorrerem os sintomas você deve procurar assistência médica e informar história de contato com doentes e/ou roteiro de viagens recentes às áreas afetadas. Não deve em hipótese alguma utilizar medicações sem orientação médica e deve evitar o contato com outras pessoas para evitar o contágio.

Até o dia 13/07/2009 o Paraná tinha 45 casos confirmados, distribuídos em dez regionais de saúde. Outros 626 casos suspeitos e em monitoramento aguardam os resultados dos exames laboratoriais e 180 já foram descartados.
No mundo, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) até o dia 06/07/2009 foram registrados 94.512 casos em 122 países com um total de 429 mortes.

Em caso de dúvida contatar 0800 61 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário