domingo, 25 de outubro de 2009

Qual a diferença entre produtos diet, light e zero?



Muita gente faz confusão entre os alimentos diet, light e zero, mas existem diferenças fundamentais que devem ser observadas antes de se comprar um produto/alimento com uma dessas palavras na embalagem.


Os alimentos considerados diet são aqueles em que um dos componentes nutricionais existentes no produto original foi retirado. São aqueles indicados para pessoas que têm restrições alimentares a algumas substâncias. São utilizados nas dietas específicas em que é necessário o controle de açúcar, sal, proteínas ou gorduras. Ex: alimentos com 0% de açúcar (sacarose, mel, glicose) são indicados para diabéticos, com 0% de gordura são indicados para pessoas com problemas de colesterol, com 0% de sal, são indicados para hipertensos. É por isso que ele não é o ideal para quem quer perder peso, pois é comum ver produtos desse tipo que engordam mais que os tradicionais, ou seja, possuem maior valor calórico.


Os alimentos light são aqueles que devem ter uma redução de no mínimo 25% de qualquer substância fornecedora de calorias existente no produto original. É por isso que eles são os alimentos certos para aquelas pessoas que querem perder peso, pois apesar de terem todas as substâncias encontradas no original o seu valor energético total é menor.


Os produtos denominados de zero não possuem muita diferença quando comparados aos produtos diet, neles também existe a isenção de alguma substância presente no alimento original e geralmente possuem menos calorias que os produtos originais. Se a isenção for de açúcares, o produto ainda deve apresentar valor calórico reduzido. Um caso de alimento zero são os refrigerantes, que são isentos de açúcar e possuem muito menos calorias em comparação ao produto original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário