sábado, 26 de dezembro de 2009

Festas de final de ano - equilíbrio e disciplina!


Neste período do ano fica cada vez mais difícil manter a dieta. Com tantas opções e a natural ampliação do cardápio nas ceias de Natal e Reveillon, até os mais disciplinados e seguidores de regras balanceadas de alimentação aproveitam a ocasião para sair da rotina de "sacrifícios". Essa postura de "se liberar" da dieta, nesta época, não é nenhum sacrilégio, todavia se feita com equilíbrio, pode se tornar menos pesada para a consciência e para o corpo.

A maioria dos médicos e nutricionistas concordam que relaxar em datas especiais como Natal e ano novo, de maneira geral, não prejudica a saúde, contanto que haja um equilíbrio e um pós festas de maior condicionamento físico. Para a população em geral, ou seja, aqueles que não mantêm dietas rigorosas devido a problemas de saúde constantes, como os diabéticos e hipertensos, sair da dieta e comer um pouco a mais não prejudica a saúde. O segredo é compensar essa maior ingestão de alimentos com a prática de exercícios físicos também em maior intensidade. Não somente no final de ano devemos manter uma postura saudável, mas em todos os feriados prolongados que estão quase sempre associados a encontro familiares, regados a um variado cardápio calórico. Em 2010, o Natal e o Reveillon vêm seguidos de finais de semana, fazendo com que as duas datas de possíveis exageros se estendam a um período ainda maior. É ai que mora o perigo! Como é maior o número de dias “liberados” isso sim pode ser considerado um prejuízo para a saúde.

Aumentar a ingestão de água, preferir comidas leves como saladas e grelhados não deve ser uma preocupação restrita às festas de final de ano e grandes feriados, mas sim durante todo o calendário. O vilão certamente não está nos exageros das datas comemorativas, mas sim no período que vai do primeiro dia do ano ao Natal. Comer e beber além do adequado nas festas de fim de ano pode ser compensado nas manhãs posteriores com caminhadas e exercícios físicos e muita ingestão de líquidos.

O açúcar, conhecido como um dos principais vilões da dieta, além de ser uma grande tentação, é o caminho mais curto para o desequilíbrio alimentar, principalmente nesses períodos de comemorações. Apesar disso, ele não deve ser simplesmente abolido da nossa alimentação. A ingestão de alguma torta ou doce, mesmo que altamente calórica, não transformará sua vida para sempre, se bem equilibrada durante todo o ano não trará maiores malefícios a sua saúde.

O importante é aproveitar sem exageros. Boas Festas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário