segunda-feira, 8 de março de 2010

Começa hoje a campanha de imunização contra o vírus da influenza A (H1N1).


Nesta primeira etapa, estão incluídos os profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros, recepcionistas, pessoal de limpeza e segurança, motoristas de ambulância e outros que atuam em unidades de assistência aos pacientes. Funcionários de laboratório e profissionais de investigação epidemiológica também vão receber a dose na primeira fase. A vacinação de indígenas inclui toda a população que vive em aldeias e será realizada em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Segundo o Ministério da Saúde, os grupos foram escolhidos por serem mais vulneráveis ou por apresentarem sintomas mais graves quando infectados pelo vírus da gripe H1N1. A vacinação será gratuita e dividida em cinco etapas, conforme o público-alvo. Ao todo, o Ministério da Saúde adquiriu 113 milhões de doses para vacinar 91 milhões de pessoas contra a gripe H1N1. A meta é imunizar pelo menos 80% desse público-alvo. O medicamento restante será guardado como reserva técnica caso seja necessário usá-lo em uma eventual sexta etapa.
Atenção: pacientes com alergia severa a ovo, não devem tomar a vacina.

Confira o calendário da vacinação contra a gripe H1N1:

- 8 a 19 de março - Profissionais da Saúde (Médicos, enfermeiros, recepcionistas, pessoal de limpeza e segurança, motoristas de ambulância, equipes de laboratório e profissionais que atuam na investigação epidemiológica) e os povos indígenas (População que vive em aldeias).
- 22 de março a 2 de abril - Gestantes (Mulheres grávidas em qualquer período de gestação. As mulheres que engravidarem depois de 2 de abril podem tomar a vacina até 21 de maio); pessoas com problemas crônicos com até 60 anos de idade; Crianças entre seis meses e dois anos de idade. (Elas devem receber meia dose da vacina e, depois de 21 dias, poderão tomar a outra meia dose).
- 5 a 23 de abril- População geral entre 20 a 29 anos.
- 24 de abril a 7 de maio - Idosos com problemas crônicos (mais de 60 anos de idade).
- 10 a 21 de maio - População geral entre 30 a 39 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário