segunda-feira, 17 de agosto de 2009

CIGARRO VERSUS SAÚDE



“ A preocupação das entidades médicas é cada vez maior, pois o tabaco tem alto poder de causar dependência química e o início tem sido muito precoce, atingindo principalmente jovens crianças”, analisa o conselheiro do CRM-PR Dr. Marco Antonio Bessa. Ele diz que a tendência é que uma pessoa que fuma por três meses irá fumar durante 30 anos e ressalta que o tabagismo é a terceira causa evitável de morte. “ Além disso, está relacionado às três principais doenças mortais: Infarto do miocárdio, cânceres e AVC”, completa.

Estudo recente da Fundação Oswaldo Cruz (Fio Cruz), realizado ano passado, aponta que são gastos mais de R$500 milhões em atendimento pelo SUS a pacientes com problemas relacionados ao tabaco. “ Este valor, gasto em tratamento de ex-fumantes, supera o montante arrecadado em impostos pela venda de cigarros”, confirma.

Estudos científicos atestam que o uso de cigarro aumenta a probabilidade de ocorrência de algumas doenças, como a pneumonia, o câncer de pulmão, problemas coronarianos, bronquite crônica, além de câncer em regiões do corpo que entram em contato direto com a fumaça (garganta, língua, laringe e esôfago).

Também indica que o risco de ocorrência de infarto do miocárdio, angina e derrame cerebral é maior nos fumantes quando comparado aos não fumantes. Existem ainda evidências de que a nicotina pode provocar ainda úlceras gastrointestinais. Além disso, estima-se que o hábito de fumar também tem relação com acidentes de trânsito.

Fonte: Jornal do CRM Paraná, número 80 - 2009

Um comentário:

  1. Luiz Rafael de Assumpção Pereira20 de agosto de 2009 às 21:42

    É uma pena para as pessoas que fumam não conseguem entender tal malifício.
    Rafael

    ResponderExcluir