quinta-feira, 27 de agosto de 2009

ESTÁ NA NOVELA: O QUE É ESQUIZOFRENIA?


A esquizofrenia é uma doença que causa um sério transtorno no funcionamento cerebral, caracterizada pela perda parcial ou total do contato com a realidade, condição conhecida no meio médico como psicose. É um quadro complexo, apresentando sinais e sintomas nas áreas do pensamento, percepção e emoções.O número de pacientes atingidos pela esquizofrenia está em torno de 1% da população, não havendo uma tendência a acometer de forma diferente os sexos ou raças, as primeiras manifestações ocorrem entre os 15 e 35 anos de idade, sendo que nos homens se manifesta entre 15 e 20 anos e nas mulheres entre 25 e 30 anos. Os filhos de indivíduos esquizofrênicos tem uma chance de aproximadamente 10% de desenvolver a doença.

No Brasil, são registrados aproximadamente 50 a 55 mil casos por ano. Por ser uma doença grave e debilitante, isto é, o paciente vai perdendo as capacidades de trabalho e de relacionamento com as pessoas, é comum que ocorram várias internações ao longo da evolução da doença. Segundo a OMS, a doença afeta cerca de 24 milhões de pessoas em todo o mundo e mais de 50% destes doentes não recebem tratamento adequado, sendo que 90% dos pacientes sem tratamento adequado estão nos países em desenvolvimento. Além disso, a esquizofrenia está entre as dez principais causas de incapacidade no mundo de acordo com a OMS.

Causas e Sintomas
Hoje em dia o modelo mais aceito para a causa da esquizofrenia reúne fatores genéticos e ambientais. Ele é teórico e, embora reúna muitas evidências científicas, ainda não é a conclusão definitiva sobre a origem da doença.
De acordo com ele, uma pessoa somente desenvolve a esquizofrenia se houver, de um lado, uma herança genética (predisposição) e, de outro, fatores ambientais de risco, capazes de torná-la biologicamente vulnerável para o transtorno.
Na maioria dos casos, a esquizofrenia se manifesta através de delírios, alucinações, alterações afetivas e alterações cognitivas.Os delírios são crenças falsas que não se desfazem apesar de se tentar apresentar a realidade ao portador da doença; já as alucinações são percepções que não existem, tais como vozes dentro da cabeça que comandam, comentam e dão ordens ao paciente; existem alterações afetivas em que o paciente apresenta comportamentos inadequados aos estímulos que recebe (por exemplo, rir ao receber a notícia de morte de um ente querido ou chorar ao saber que fará uma viagem agradável de férias); ocorrem ainda as alterações cognitivas, ou seja, problemas para se expressar com a linguagem falada e escrita, esquecimentos e empobrecimento para a comunicação.

Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico é essencialmente clínico, isto é, não há exame que seja necessário para que o médico chegue à conclusão de que o paciente tem esquizofrenia.
Os objetivos do tratamento são: reduzir sintomas de delírio e alucinação, evitar surgimento de novos episódios de doença e melhorar o funcionamento familiar, social e laboral do paciente. As drogas que tratam a esquizofrenia são conhecidas pelo nome de antipsicóticos. Além disso, é necessária a reabilitação e as atividades de apoio comunitário. A psicoterapia também tem papel importante no tratamento. O apoio dos familiares se torna fundamental para a inclusão do doente na sociedade, evitando a discriminação.

Fontes:
(site dedicado a familiares e portadores de esquizofrenia)

3 comentários:

  1. Meu irmão é esquizofrenico,hoje ele tem 25 anos e cada dia que passa o quadro dele está mais grave.Não sabemos mais o que fazer.A esquizofrenia dele é a mais grave.Gostari que vocês mandassem algum artigo,falando como lidar com ele no dia a dia.Manda para meu email,simoneboaventura@yahoo.com.br,ele não aceita internação,porque em UrberbaMG,ele foi amarrado e sofreu muito lá,durante os 22 dias que ele ficou interndo.Qdo ele voltou para casa,cortou o pulso da mão direita e não movimentos nessa mão,ele ficou muito revoltado com o tratamento no sanatorio.Por acaso existe uma clina onde podemos internar ele para um tratamento de pelo menos 20 dias,onde não amarra e não faça maldade?Ele precisa de uma internação o mais rapido,só que todas as clinicas amarram.Atré hoje ele é revoltado com essa internação que fizemos para ele em Uberaba MG.Espero uma resposta de vocês.Atenciosamente,Simone
    Atenciosament,Simone

    ResponderExcluir
  2. meu irmão também sofre com essa doença, ele tem 26anos e esta cada vez mais grave tambem não sabemos mais o que fazer.Se alguem puder me dizer com lidar com isso meu email é lrmsousa@hotmail.com ele fica muito agressivo a vezes.Espero uma resposta. Obrigada Léia

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde. Tenho um caso na família, minha mãe. Já internamos várias vezes, teve uma amenizada no inicio após a alta, mas logo depois começou todo o transtorno novamente. Residimos na região das Missões, oeste do estado do RS, então gostaria de ver se tem alguma clínica q ofereça esse tipo de tratamento. Além do que queria ver se está mesma aceita a paciente por tempo indeterminado, pois família está adoecendo junto, então precisamos tomar uma atitude e entregar nas mãos de quem é capacitado para isso, já que o serviço é para esse fim. Grata!Att, E-mail para contato:deniseeze@hotmail.com.

    ResponderExcluir