sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Porque fazer o exame preventivo do câncer de colo do útero?


O objetivo principal do exame é detectar o câncer de colo do útero em estágio inicial ou anormalidades nas células do colo que podem estar associadas ao desenvolvimento deste tumor.

Neste exame são coletadas células do colo do útero por uma simples raspagem indolor, durante o exame ginecológico. Existem vários nomes para o mesmo exame: preventivo, exame citopatológico, exame colpocitológico, exame de Papanicolaou ou citologia oncótica.

Este exame também pode encontrar condições não cancerígenas, como infecções virais no colo do útero causadas pelo HPV (papiloma vírus humano) e herpes, infecções vaginais causadas por fungos, como a candidíase ou por bactérias, como o Trichonomas vaginalis. Pode ainda dar informações sobre os níveis hormonais, principalmente sobre a ação do estrogênio e da progesterona na mulher.

É recomendado para todas as mulheres sexualmente ativas, independentemente da idade. Deve ser iniciado pelo menos 3 anos após início da vida sexual ativa ou antes dos 21 anos de idade (o que acontecer primeiro).

A coleta pode ser interrompida aos 65 anos, se houver 3 exames anteriores normais e se a paciente não tiver história passada de câncer de colo.

O intervalo entre os exames varia entre um e três anos baseado na presença de fatores de risco, tais como: início precoce da atividade sexual, história de múltiplos parceiros sexuais, nível socioeconômico baixo, história de parceiro com infecções genitais, passado de câncer de vulva ou de vagina, parceiro com história de câncer de pênis, tabagismo e imunodepressão (p. ex. HIV). Se algum destes fatores estiver presente, é recomendado que a coleta seja anual.

O melhor momento para a realização do exame é pelo menos uma semana antes da menstruação. Deve ser evitado o uso de cremes ou duchas vaginais por 48 horas anteriores ao dia do exame e não ter relações sexuais por pelo menos 24 horas antes do procedimento.

É um exame bastante simples. A mulher fica na posição ginecológica (deitada, com os joelhos dobrados e as pernas afastadas), o médico introduz um espéculo (de metal ou de plástico) na vagina, retira material do colo do útero e encaminha para análise.

Não há dor durante o exame, algumas mulheres sentem um leve desconforto. É importante manter-se relaxada durante o procedimento para facilitar a introdução do espéculo. Como é coletado material do colo do útero, às vezes, pode ocorrer um leve sangramento no local.

Se o resultado mostrar células normais, não é necessário nenhum tratamento. Geralmente haverá escrito: negativo para células malignas. Caso haja alguma alteração, o ginecologista irá orientar um tratamento específico. Para maiores informações consulte o seu médico.

Fontes:
National Cancer Institute / U.S. National Institutes of Health - http://www.cancer.gov/
Agency for healthcare Research and Quality / U.S. Preventive Services Task Force - http://www.ahrq.gov/

5 comentários:

  1. Bom dia achei muito esclarecedor essa materia, tirei minhas duvidas, é muito importante esse tipo de informação, foi ótimo.
    Obrigada.
    Verônica Pires

    ResponderExcluir
  2. Olá Verônica
    Ficamos muito felizes com seu comentário, principalmente com sua satisfação em ler a matéria. Obrigado pelo contato.
    Clínica Matergin

    ResponderExcluir
  3. Fiz o exame omtem, ocorreu td com explicado aq, so q hj estou sentindo tipo uma dorzinha, um incomodo,parece q ta um pouco inxado a regiao do utero, (falta apenas uma semana pra mestruaçaõ, nada exagerado.É normal isso?

    ResponderExcluir
  4. Por quê não pode ter relação sexual antes de realizar o exame de preventivo? E, pode fazer o exame de preventivo depois de realizar o exame de ultrasonografia transvaginal?
    Obrigada.
    AKF, SBC/SP

    ResponderExcluir
  5. Amiga leitora
    A relação sexual antes do exame pode atrapalhar a avaliação da lâmina coletada. O esperma irá dificultar a análise da lâmina ou mesmo confundir o citologista que fará o exame no laboratório.
    A ultrassonografia transvaginal, se necessária, poderá ser feita após a coleta do exame, pois o gel e o latex do preservativona utilizado durante o exame poderão alterar o resultado do exame.

    Clínica Matergin

    ResponderExcluir