quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Influenza A (H1N1) & Gravidez – Assunto delicado.


A gripe do vírus tipo A (H1N1), popularmente conhecida como gripe suína, já é uma dura realidade a ser enfrentada. Apesar de ser parente bem próximo do vírus causador da gripe comum (muito frequente nessa época do ano - inverno) seus sintomas podem ser mais severos e graves, resultando em complicações que também podem levar à morte.

Autoridades sanitárias vem demonstrado uma preocupação especial com as gestantes e não é para menos. No Estado do Rio de Janeiro, por exemplo, tem ocorrido grande número de internações nos hospitais municipais e estaduais com suspeita da nova gripe. O mais grave: a evolução da doença neste grupo de pacientes tem se mostrado preocupante, pois os sintomas, principalmente os respiratórios tendem a se agravar muito rapidamente.

A grande questão é: o que a gripe tipo A tem de tão diferente da gripe comum? Alguns especialistas tem relatado que o vírus da gripe suína parece ser mais "habilidoso/esperto" que o da gripe comum. Há indícios que este novo vírus se espalha mais rapidamente e, ao que parece, independente das condições do clima ou estações do ano. Outra característica que diferencia esse novo vírus é a sua agressividade. Há estudos que relatam que o vírus é capaz de atacar as células pulmonares de forma mais agressiva, levando a complicações mais graves e de maneira mais rápida do que a gripe comum.

Sabe-se que durante a gravidez, há uma maior susceptibilidade a infecções, pois a gestante apresenta uma diminuição da sua imunidade. Órgãos importantes como os pulmões e o coração também sofrem adaptações para garantir as novas necessidades da mãe e do bebê. O sistema imunológico na gravidez está com suas respostas alteradas, algumas doenças tendem com isso a surgir pela primeira vez nesta fase e em outras ocorre um agravamento das existentes. O Vírus da gripe pode com isso aproveitar o momento de baixa imunidade e contaminar a gestante.

O que as gestantes devem fazer para evitar o contágio pela nova gripe?
As medidas de prevenção incluem: evitar lugares fechados e com pouca ventilação, evitar lugares frequentados por muitas pessoas, lavar sempre muito bem as mãos ou utilizar álcool gel; máscaras protetoras em algumas condições são necessárias, além de evitar o contato com pessoas gripadas são medidas fundamentais para conter o avanço desta epidemia.

Atenção:
Se você está grávida e apresentar qualquer sintoma gripal como febre alta (>38 graus) OU tosse OU falta de ar, entre imediatamente em contato com o seu médico ou procure um posto de saúde. O diagnóstico e tratamento precoces com o medicamento correto são fundamentais para evitar complicações para a gestante e seu filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário