quarta-feira, 19 de agosto de 2009

O envelhecimento no mundo


O envelhecimento populacional é hoje um fenômeno universal, característico tanto dos países desenvolvidos como, de modo crescente, no Terceiro Mundo. Desde a década de 50, a maioria dos idosos vive em países do Terceiro Mundo, fato ainda não apreciado por muitos que continuam associando velhice com os países mais desenvolvidos da Europa ou da América do Norte.

Entre os 11 países com as maiores populações de idosos daqui a quarenta anos, 8 situam-se na categoria de países em desenvolvimento, de acordo com os critérios atuais. Haverá, portanto, uma substituição: as grandes populações idosas dos países europeus, cedendo lugar a países caracteristicamente jovens como a Nigéria, Brasil ou Paquistão.

Em termos práticos, o aumento é sem precedentes. Por exemplo, no Brasil, o aumento da população idosa será da ordem de 15 vezes, entre 1950 e 2025, enquanto o da população como um todo será de não mais que cinco vezes no mesmo período. Tal aumento colocará o Brasil, no ano 2025, com a sexta população de idosos do mundo em termos absolutos.

A principal razão associada a esse drástico declínio é a elevação do nível de vida da população, traduzido pela urbanização adequada das cidades, melhoria nutricional, elevação dos níveis de higiene pessoal, melhores condições sanitárias em geral e, particularmente, condições ambientais no trabalho e nas residências muito melhores do que no passado. Todos esses fatores já estavam presentes quando, no final da década de 40 e início dos anos 50, foram introduzidos os exames radiográficos, as vacinas e drogas potentes que tiveram importante papel na redução na mortalidade.

É dentro desse contexto que se insere a geriatria, a área da medicina que cuida da prevenção e o tratamento de doenças e da incapacidade em idades avançadas. O termo deve ser distinto de gerontologia, que é o estudo do envelhecimento em si.

Geriatras são médicos especializados no cuidado com o idoso e têm sua formação como generalista (medicina interna) e a seguir são treinados nos aspectos específicos da saúde do idoso. Os geriatras têm de passar por um exame de qualificação para a especialização para obter um título ou certificado de especialista.

A capacidade funcional ao longo da vida vai reduzindo, na terceira idade é importante manter independência e prevenir incapacidade, por isso, reabilitar é garantir qualidade de vida.
Nesta fase da vida é importante focar sempre na prevenção, pois nem sempre o indivíduo irá manifestar sintomas de doença, até o idoso aparentemente saudável requer cuidados, pois as manifestações de doenças nos idosos são atípicas, sub-clínicas, com sintomas inespecíficos e geralmente não relatados, o início é insidioso e é muito fácil “perder” um diagnóstico. As principais ocorrências no idoso são (os gigantes da geriatria – 5 “I”s: instabilidade, incontinência, iatrogenia, imobilidade e insuficiência): imobilidade, insuficiência cognitiva, iatrogenia, instabilidade e quedas, incontinência, delírio, demência e depressão.

O planejamento para a prevenção de doenças nos idosos consiste em:
· Corrigir os hábitos deletérios (alimentação não balanceada, inatividade física, tabagismo, obesidade, abuso de drogas);
· Fazer diagnóstico e tratamento adequado das doenças;
· Usar medicamentos racionalmente (prescrição consciente, início e término, respeito à orientação, uso x abuso, evitar auto-medicação, efeitos “mágicos”);
· Ampliar a rede de suporte social (rede de apoio);
· Não deixar que o idoso crie expectativas. Rejeitar a fantasia do “rejuvenescimento ou da eterna juventude”;
· Adequar o ambiente doméstico, diminuindo assim o risco de acidentes como quedas e suas conseqüências, muitas vezes de prognóstico sombrio;
· Educar os cuidadores dos idosos dependentes, bem como reconhecer o seu adoecimento;
· Estar atento aos sinais de maus tratos e denunciá-los.

Autor:
Dr. Carlos Marcos Tavares
Clínica médica e Geriatria

Um comentário:

  1. É muito bom sabermos mais sobre esses assuntos para até mesmo nos previnir de doenças mais graves e também para envelhecermos com saúde.

    ResponderExcluir