domingo, 2 de agosto de 2009

O que é Corrimento vaginal e como podemos evitá-lo?


O que é?
É Caracterizado pela saída de secreção vaginal anormal (corrimento) que pode ou não apresentar cheiro desagradável e ainda estar associada a uma irritação da vagina ou vulva. Pode estar acompanhada de prurido (coceira), ardência ou aumento da freqüência urinária.

Como é feito o diagnóstico?
É feito pelo ginecologista através da história clínica da paciente, exame ginecológico e eventualmente exames complementares. As características do corrimento ajudam muito na identificação do agente causal, por este motivo, uma visita ao ginecologista é muito importante para solucionar o problema.

Quais são as causas?
As mais comuns são: as infecções vaginais, as infecções do colo do útero e as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Na infância, são comuns as vulvovaginites inespecíficas causadas por uma higiene inadequada e pela maneira incorreta de realizar a higiene após a evacuação - que sempre deve ser feita de frente para trás, evitando o contato de fezes com a vagina. Na gravidez, em algumas mulheres, há aumento da secreção vaginal e isso não significa necessariamente uma alteração a ser tratada.

Orientações para evitar o corrimento vaginal:
- Utilizar roupas que não comprimam a região genital. As calças devem ser mais largas, de tecidos leves e não sintéticos.
- Evite o uso excessivo de tecidos sintéticos e jeans.
- Dar preferência para o uso de calcinhas de algodão. Evite tecidos sintéticos como lycra/nylon. - Uma boa opção é aproveitar o período noturno para deixar a pele da região genital “respirar”, para isso, a mulher pode dormir sem calcinha.
- Roupas íntimas devem ser lavadas com sabão de côco ou sabão neutro. O uso de amaciantes e água sanitária é contra-indicado, já que esses produtos aderem à fibra do tecido e podem levar ao desenvolvimento de vaginites químicas.
- Procure imediatamente um ginecologista no início dos sintomas e jamais use medicamentos por conta própria.
- Para a higiene íntima use sabonete neutro ou produtos apropriados para a higiene da região genital. Evite os sabonetes comuns e os que contém cremes hidratantes ou corantes.
- Evite desodorantes íntimos e produtos como talcos ou perfumes.
- Duchas vaginais podem retirar a proteção natural da vagina, favorecendo o crescimento de fungos ou bactérias, devem ser evitadas.
- Seque a roupa íntima em locais secos e arejados, de preferência expostas ao sol. E passe com ferro as calcinhas antes do uso.
- Evite ficar muito tempo com biquinis molhados.
- Para depilação da região genital deve sempre ser usada cêra descartável e observar as condições de higiene do local que oferece o serviço.
- Durante a menstruação, troque o absorvente quantas vezes forem necessárias, dependendo do fluxo e com um mínimo de três vezes ao dia.
- O uso de absorventes diários não é recomendado. Eles impedem a transpiração da região genital, favorecendo o crescimento de fungos e bactérias.
- Absorventes internos podem ser usados desde que trocados regularmente.
- Evite papel higiênico colorido ou perfumado, eles podem agredir a mucosa genital. Prefira sempre que possível uma higiene com água corrente e o uso de uma toalha delicada após.
- Um lubrificante íntimo pode ser uma boa alternativa para manter a lubrificação da mulher durante a relação sexual.
- Procure um ginecologista regularmente para realizar exames ginecológicos preventivos. Não use medicamentos por conta própria. A auto-medicação é uma das principais causas de corrimentos crônicos e de difícil tratamento.
Adaptado de www.abc.med.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário