sábado, 8 de agosto de 2009

O bebê está com cólica. E agora?


Quando o bebê chora, geralmente quer expressar algum tipo de desconforto. Ele pode estar com fome, sede, calor, frio, as fraldas podem estar molhadas, o choro pode representar alguma dor existente ou simplesmente ele quer atenção. Todos esses aspectos devem ser verificados, a fim de aliviar o desconforto.

As cólicas são um dos maiores desconfortos que um bebê pode apresentar. Estas são muito frequentes desde o nascimento, principalmente após os 15 primeiros dias de vida podendo atingir o final do terceiro mês. Raramente ocorrem após os seis meses de idade. O bebê nessa situação chora muito e contrai os músculos da barriguinha, fica com o rosto avermelhado e faz caretas, as pernas encolhidas e bastante irritado. A primeira impressão dos pais é que nada vai aliviar o sofrimento do bebê. Esta situação costuma iniciar no final do dia, por volta das 18 horas e ceder em torno das 22 horas.

Quais são as causas das cólicas no bebê?
As principais causas envolvem a imaturidade do sistema digestivo do bebê, essa imaturidade faz com que as paredes intestinais se contraiam e relaxem sem controle e isso pode resultar na produção de gases levando à cólica; técnicas incorretas de amamentação, levando o bebê a ingerir ar durante as mamadas; o uso de fórmulas lácteas em concentrações inadequadas – muito concentradas; alguns autores associam o uso de chupeta à presença de cólicas; ansiedade e insegurança dos pais; algum tipo de alergia alimentar.

Devemos lembrar que os bebês que são alimentados com fórmulas lácteas precisam receber uma pequena quantidade de água pura além das mamadas. Os que são alimentados exclusivamente ao seio, não precisam receber água, somente o leite materno até o sexto mês de vida.

A ingestão de alguns alimentos pela mãe é popularmente associado ao surgimento de cólicas no bebê, porém isso não tem comprovação científica até o momento, embora algumas mulheres relatem esta associação.

O que fazer para aliviar as cólicas?
Fazer uma massagem no abdome no sentido horário, seguida da flexão das pernas para ajudar a eliminação de gases; colocar compressas mornas sobre a barriga - tomando cuidado com a temperatura para não queimar a pele sensível do bebê; utilizar técnicas corretas de amamentação; dar um banho morno, pois alguns bebês sentem-se relaxados e felizes após o banho; manter o bebê em um ambiente silencioso e com luz suave e tentar passar tranquilidade nos momentos de choro e irritação da criança.
O uso de medicamentos como os antiespasmódicos só devem ser usados com a orientação do pediatra que acompanha o bebê.
O mais importante para os pais é saber sobre o caráter benigno e passageiro das cólicas. Elas não oferecem riscos à saúde, não interferem no crescimento da criança e desaparecem por volta do final do terceiro mês de vida.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog...
    E este artigo me parece o manual de instrução da Amanda,só estou esperando o fim do terceiro mês pra ver se cessa as cólicas, dá um dózinho e nos sentimos inuteis diante do sofrimento dos pequenos.

    ResponderExcluir